| Jornal online - Registo ERC nº 125301



NN dá o seu primeiro passo
Publicado sábado, novembro 06, 2004 | Por: Notícias do Nordeste

Hoje é o primeiro dia do resto da vida do Notícias do Nordeste. Esta caminhada com um traçado ainda pouco definido é assim inaugurada, sabendo-se de antemão o grau de dificuldade que um projecto com estas características acarreta. O Notícias do Nordeste não tem jornalistas profissionais, pelo menos por agora, e todo o conteúdo que a nossa edição publicar nos dias que se seguirem, será sempre o resultado da entrega de um pequeno grupo de pessoas que tem como objectivo fundamental a comunicação, o debate e a exposição objectiva das realidades quotidianas que a Região Nordeste encerra. Não temos ambições de qualquer natureza, e o nosso norte apontará sempre para este Nordeste. Para este nordeste cansado e quase moribundo de tanto abandono; para este nordeste esquecido, sistematicamente olvidado pela petulância do “poderoso” centralismo nacional; para este Nordeste onde prolifera a incapacidade quase atávica de um variado e significativo número de políticos locais que surgem cada vez mais conluiados com a ausência de soluções transformistas, ambientalmente e culturalmente sustentáveis ou socialmente exequíveis.
O Notícias do Nordeste, mais do que um modesto informativo digital, pretende ser uma edição de ideias novas, sem preconceitos; uma edição de ideias arejadas, suficientemente pertinentes e capazes de arrostar de forma realista a nossa verdadeira natureza.
Não temos dependência de quaisquer tipos de interesses ou de poderes instalados.
Somos de essência plenamente livre, responsável e democrática.
Estamos aqui para denunciar, para ouvir, para contrapor, para debater.
O Notícias do Nordeste para além da objectividade e preceito ético que pretende colocar na emissão das suas notícias, pretende também ser um espaço de intervenção cívica, um espaço aberto à opinião de todos aqueles que se preocupam com a situação actual e com o devir da região onde vivem; um espaço aberto às ideias e às propostas de todos os que ainda amontoam alguma esperança e acreditam numa solução de futuro para o Nordeste. E é isso e somente isso o que pretendemos fazer. Não pretendemos vir para este espaço ou canal privilegiado de comunicação global com a postura de pregadores de deserto. O que pretendemos é o debate, o que pretendemos é ouvir as vozes críticas, o que pretendemos é opinar, contestar, concordar, enfim… questionar as razões e os porquês deste nosso atraso estrutural.
Por isso este jornal, que nos tempos mais próximos assentará exclusivamente num suporte electrónico, surge meramente com o intento de se transformar numa voz, numa voz clara, cheia, carregada das grandezas e das misérias deste nordeste, embora saibamos, por experiência própria, que essa voz poderá correr o risco de esbarrar no silencioso ermo desta anciã terra e sucumbir lentamente fatigada pelo grito.
Mas quem nos conhece sabe que somos persistentes e que estamos permanentemente dispostos a moldar o barro do sonho até divisar a feição do real.
Não temos um caminho traçado. Não temos um horizonte de chegada. Somos pouco ou nada calculistas e a nossa ambição reduz-se às palavras do poeta que em apenas dois versos sintetiza a essência deste projecto: “Caminhante, não há caminho, / faz-se caminho ao andar”.
E é com esse propósito que o Notícias do Nordeste decide dar hoje o seu primeiro passo.

Facebook
Twitter
Technorati
Linked in
Stumbleupon
Digg it
Email
Newsvine
del.icio.us
YouTube
Reddit
Print Friendly and PDF

Comentários:

Enviar um comentário




Mais Notícias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
PUBLICIDADE


Receba actualizações por e-mail

Digite aqui o seu e-mail e preencha o campo do formulário para solicitar a inscrição

Arquivo

Arquivo geral de notícias publicadas no Jornal de Arqueologia.Verifique toda a nossa actividade editorial, consultando tudo o que foi publicado no site em cada dia, em cada mês ou em cada ano.

Consultar Arquivo | Fechar Arquivo