| Jornal online - Registo ERC nº 125301



O Tua é o mais belo rio que corre pela minha aldeia
Publicado domingo, agosto 03, 2008 | Por: Notícias do Nordeste


Rio Tua- Veja o Vídeo
Talvez haja quem não compreenda a importância sentimental de um rio. Eu vivi entre três e quero que a minha alma ribeira não seja adulterada. Quem não compreende os rios não compreende a paisagem e o seu todo da geografia humana. Ainda ninguém me conseguiu explicar o porquê da necessidade da Barragem de Foz Tua. Mas mesmo que me expliquem, eu jamais o compreenderei.

Os rios formam as pessoas, assim mesmo, formam-nos desde criança com os sons, as lendas, os bichos e com os arvoredos que lhe adornam as margens. Quem sentir um rio, sente o significado minúsculo de uma parede de xisto, mas sente-a como a força gigante de um trabalho antigo que ali foi depositado para encanar a água até ao cubo do moinho ruinoso do Ti Alfredo.

Este sentir não é para todos, é apenas para aqueles que sempre cresceram com os rios e que deles lamberam nas margens milenares que o tempo escavou a água a escorrer por entre os dedos das mãos.

Um rio antigo convive com os deuses antigos. E quem sempre com um rio conviveu sente o real significado das religiões.

Um rio não tem explicação. Ou se sente, ou não se sente. E se me dizem que vão adulterar o Tua eu fico quieto e triste a senti-lo inteiro enquanto o tempo escorre entre o fraguedo para o matar na foz.

Não é preciso matemática nem argumentos da economia e da política para defender um rio, não são precisos argumentos da linguagem percentual. A beleza e a paisagem não se constroem num dia. E para mim este é o verdadeiro argumento.

E depois, como diz o poeta, um rio, um verdadeiro rio, um rio que se molda a si próprio “não faz pensar em nada. Quem está ao pé dele está só ao pé dele”.

Facebook
Twitter
Technorati
Linked in
Stumbleupon
Digg it
Email
Newsvine
del.icio.us
YouTube
Reddit
Print Friendly and PDF

Comentários:

Enviar um comentário




Mais Notícias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
PUBLICIDADE


Receba actualizações por e-mail

Digite aqui o seu e-mail e preencha o campo do formulário para solicitar a inscrição

Arquivo

Arquivo geral de notícias publicadas no Jornal de Arqueologia.Verifique toda a nossa actividade editorial, consultando tudo o que foi publicado no site em cada dia, em cada mês ou em cada ano.

Consultar Arquivo | Fechar Arquivo